Você está lendo...

9

Pré-Sal, tente entender o bendito !

Tobias Farias 15 setembro 2009 , , ,
Por : Tobias Farias"



Recentemente nos deparamos com o bombardeio de notícias sobre a descoberta de reservas de petróleo e gás na camada do Pré-Sal do litoral brasileiro.

Tida com a maior descoberta do mundo dos últimos 7 anos, o Pré-Sal brasileiro encontra-se à em torno de 7 km de profundidade do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo, o que corresponde à 800 km de extensão.

Mas o que há de tão importante no Pré-Sal ?

Se levarmos em conta que a produção mundial necessita da queima de combustíveis fósseis para sua sustentação, encontraremos no Pré-Sal brasileiro um grande trunfo. Um país que tinha capacidade de produção de 13 bilhões de barris de petróleo, descobrir uma fonte que sozinha dobraria esta capacidade ( estudos mostram que o Pré-Sal teria capacidade de produção de 33 bilhões de barris - algumas fontes apontam 300 bilhões - ), realmente é algo relevante.

Em que isso mudará nossa vida ?

A produção de petróleo gera lucro para a petrobrás, lucro este que é repassado para a União e destinado para investimentos dos ministérios ( educação, minas e energia, cultura, etc ). O que acontece - e que mais anima o governo - é que o lucro gerado pela produção de petróleo e gás no Pré-Sal seria de algo em torno de 250 bilhões de dólares por ano.
Isso seria mais do que necessário para gerar investimentos que nos levassem ao patamar de país desenvolvido. Transporte, educação, cultura, tecnologia, o dinheiro que a União teria para investir seria enorme. Poderíamos ter um faculdade com a mesma receita da Universidade de Harvard, poderíamos ter mais 20 trens-bala como o que está sendo feito para São Paulo, poderíamos dobrar os recursos do SUS, zerar a dívida externa, manter as aposentadorias do INSS com reajustes, e tudo isso em uma projeção de apenas 20 anos.

Tá tudo muito bom, espreme o Limã☼ !

O que não se fala na euforia do Pré-Sal, é que a produção do Petróleo e Gás, lançariam cerca de 18 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera. O que significa que, ainda que zerássemos o desmatamento da Amazônia, ainda sim estaríamos entre os 3 países mais poluidores do mundo.
Além de causar sérios impactos no oceano, que é responsável por filtrar 50% da emissão de CO2 do mundo, hoje.
E num mundo que com dificuldade chamamos a atenção dos líderes para os efeitos do aquecimento global, isso seria retroceder o que já foi conquistado, e fechar os olhos para o que pode acontecer no futuro - fora o que já está acontecendo hoje - .




Espero que não tenha me prolongado muito e tornado a abordagem chata,
tentei trazer o tema da forma dinâmica e alígera do Blog.
Recomendo uma pesquisa mais profunda para quem quiser saber mais acerca do Pré-Sal.
Sobre o Pré-Sal, ainda há muito pano para a manga.

Luz e Paz"

9 Comentários:

Anônimo disse...

Nossa velho, o texto ficou escrito muito bem, ficou bem explicado mesmo, gostei. ótimo blog,eu li atentamente o post e entendi muito bem o recado. Abraços

Perry, o ornitorrinco disse...

é a descoberta do século uma mina de ouro bem abaixo das sungas coloridas dos nossos turistas, mas e aí avançar se tornar um país desenvolvido de primeiro mundo e poluir a atmosfera ou continuar a passos lentos porém firmes com o desenvolvimento de energias alternativas e sustentáveis eis a questão para o meu querido Presidente, não vou perder de fazer propaganda né, Vocês sabiam que LUla galga o aplicação do Latim,Filosofia e sociologia nos ensinos da rede pública?! bom tirando essa última propagando eu deixo a questão pra vocês me responderem, qual o melhor crescer rápido e poluir ou crescer devagarzinho e não correr o risco de fica na lista negra dos poluidores???? Tobias como ambientalista defendeu a não utilização do pré-sal eu como marxista acho que não deveriamos perder a oportunidade, além do mais a ciência avança e novas formas de energia virão,mas por enquanto é o monopólio do petróleo, o Brasil não pode mais ser um país qualquer...

MAis uma vez belo post BOb espero ver a discursão queimar como o nosso petróleo kkk~~
Abraços...
[ué cadê o Perry???]

Anônimo disse...

Belo post quem só ouvia falar de pré
sal e não entendia nada no post esta
tudo resumido e esclarecido muito bom, que bom que vem até SC também
isso é ótimo para gerar empregos só não sei se o governo não irá desviar dinheiro como de costume

Losterh disse...

Tente entender o Brasil.

Se os problemas do Senado não é do Lula porque ele não votou no Sarney, por exemplo, os problemas do Brasil não são meus, já que eu não votei no Lula.

O pior é que, mesmo assim, me preocupo com o verde e amarelo.

. disse...

hahaha, não tento entender pq na verdade não quero, o nível de estress qd é sobre a esses assuntos sobem sem parar, então prefiro não entender e ignorar. :P
BjOs

Rafa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Inez disse...

Bem há alguns equivocos em toda essa propganda feita sobre o pré sal, em primeiro lugar só poderá ser explorado mais ou menos daqui há 16 anos se conseguirem a tecnologia para isso.
Eu acho que é mais marketing que qualquer outra coisa e não há mérito do Lulla nisso, a Petrobrás existe há muito tempo e desde sua cria~ção vem fazendo grandes trabalhos de pesquisa. Só se descobriu este petróleo e gás no pré sal pelos trabalhos que vem sendo feito há muito.

Unknown disse...

pelo que entendi no que já vi e li por ai! Isso será bom apenas para nossos governantes continuarem roubando!

Suicida Medroso disse...

você que escreveu??
o.o
gostei muito :D

dá uma olhada no meu
se tiver tempo:
http://www.suicidamedroso.blogspot.com/

 
Copyright 2010 Limã☼ Analógic☼