Archives

6

Recolhe Gurizada !!

Tobias Farias 26 setembro 2009 , , ,
Por : Tobias Farias"

Olá, amabilíssimos leitores desse meu Brasil ( ou algum reino de muito-muito distante ).
- Tá, essa foi para não dizerem que o post não teve humor -

Hoje venho aqui para refletir junto com vocês sobre um assunto que como quase todos presentes em nossas linhas, não pode se entender e abordar completamente em nossas poucas linhas, mas, que por teimosia geral do Limã☼, sempre trazemos para seus 3 minutos de Limonada.

Toque de recolher !
Úi !

Todo mundo já deve ter ouvido falar nesse termo, ou - se ainda mais atento - deve saber que algumas cidades do interior de alguns estados brasileiros (brasil sil sil !) aderiram à este recurso.
Iria abordar o assunto em pontos como fiz na minha última postagem, mas decidi voltar às raízes e azedar tudo de uma vez só.

Utilizado em períodos de guerra para restringir a liberdade de parte específica da população ( Judeus na Alemanha Nazista e Japoneses nos EUA , durante a II Guerra Mundial ) e em alguns lugares para indicar o horário do fechamento das portas de alguns albergues, o "Toque de Recolher" bate a porta de nossa sociedade.
21 cidades já outorgaram ( fazer valer por meio de Ato - papel - ) a imposição do Toque de Recolher para jovens de 14 à 18 anos, assim, cada cidade atribui um horário de limite para a permanência destes jovens nas ruas, alegando que isso diminuirá os índices de marginalização juvenil assim como a procura por drogas e bebidas alcoólicas.

Pergunto-me - pergunto-lhe - será que isso realmente será efetivo, e realmente existe esta necessidade ?

Quando as leis regulam a entrada dos jovens em locais inapropriados para sua faixa etária, quando a venda de bebidas alcoólicas e tabaco são proibidas para menores de idade, quando existem policiais para fazerem cumprir tais leis, será que é preciso privar os jovens do que eles mais defendem e buscam? Liberdade.

Quando a constituição garante a todo cidadão o direito de Ir e Vir, assinaremos a exclusão desta parcela - frágil - da sociedade ?

O verdadeiro problema não é difícil de se encontrar, a tríade de formação básica de um cidadão está perdendo - ainda mais - a força, e cada vez mais se distancia dos jovens.
A família, umas mal estruturadas, outras chefeadas por pais relápsos que acham que filho só se cria até aprender a falar e andar - ou nem isso -.
A escola, que em sua maioria age como um condutor ou propagador da criminalidade entre os jovens. A educação brasileira, não só a teoria de ensino ( grade curricular, metodologia, carga horária ) mas a física também, está defasada, não acolhe uma juventude com necessidades diferenciadas e assim continua uma ' cultura do imutável'.
Algumas pesquisas feitas recentemente mostram a crescente evasão da juventude nas instituições religiosas. As maiores correntes religiosas ainda estão em processo - algumas nem isso - de adaptação a nova realidade da sociedade em que os jovens estão inseridos, pensamentos arcáicos ou atividades duvidosas ( Edir ... quer ser meu pai ?) afastam os que tem mente aberta às possibilidades e olho aberto para oportunismos.

Será que se estas três instituições formassem bem os jovens acolhidos em seu seio, haveria necessidade de cogitarmos esse tipo de ação ?

Uma coisa é certa, esta peneira não vai tapar o sol,
e o pior, o sol pode passar por ela e queimar nossa cara.



Luz e Paz"


9

Pré-Sal, tente entender o bendito !

Tobias Farias 15 setembro 2009 , , ,
Por : Tobias Farias"



Recentemente nos deparamos com o bombardeio de notícias sobre a descoberta de reservas de petróleo e gás na camada do Pré-Sal do litoral brasileiro.

Tida com a maior descoberta do mundo dos últimos 7 anos, o Pré-Sal brasileiro encontra-se à em torno de 7 km de profundidade do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo, o que corresponde à 800 km de extensão.

Mas o que há de tão importante no Pré-Sal ?

Se levarmos em conta que a produção mundial necessita da queima de combustíveis fósseis para sua sustentação, encontraremos no Pré-Sal brasileiro um grande trunfo. Um país que tinha capacidade de produção de 13 bilhões de barris de petróleo, descobrir uma fonte que sozinha dobraria esta capacidade ( estudos mostram que o Pré-Sal teria capacidade de produção de 33 bilhões de barris - algumas fontes apontam 300 bilhões - ), realmente é algo relevante.

Em que isso mudará nossa vida ?

A produção de petróleo gera lucro para a petrobrás, lucro este que é repassado para a União e destinado para investimentos dos ministérios ( educação, minas e energia, cultura, etc ). O que acontece - e que mais anima o governo - é que o lucro gerado pela produção de petróleo e gás no Pré-Sal seria de algo em torno de 250 bilhões de dólares por ano.
Isso seria mais do que necessário para gerar investimentos que nos levassem ao patamar de país desenvolvido. Transporte, educação, cultura, tecnologia, o dinheiro que a União teria para investir seria enorme. Poderíamos ter um faculdade com a mesma receita da Universidade de Harvard, poderíamos ter mais 20 trens-bala como o que está sendo feito para São Paulo, poderíamos dobrar os recursos do SUS, zerar a dívida externa, manter as aposentadorias do INSS com reajustes, e tudo isso em uma projeção de apenas 20 anos.

Tá tudo muito bom, espreme o Limã☼ !

O que não se fala na euforia do Pré-Sal, é que a produção do Petróleo e Gás, lançariam cerca de 18 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera. O que significa que, ainda que zerássemos o desmatamento da Amazônia, ainda sim estaríamos entre os 3 países mais poluidores do mundo.
Além de causar sérios impactos no oceano, que é responsável por filtrar 50% da emissão de CO2 do mundo, hoje.
E num mundo que com dificuldade chamamos a atenção dos líderes para os efeitos do aquecimento global, isso seria retroceder o que já foi conquistado, e fechar os olhos para o que pode acontecer no futuro - fora o que já está acontecendo hoje - .




Espero que não tenha me prolongado muito e tornado a abordagem chata,
tentei trazer o tema da forma dinâmica e alígera do Blog.
Recomendo uma pesquisa mais profunda para quem quiser saber mais acerca do Pré-Sal.
Sobre o Pré-Sal, ainda há muito pano para a manga.

Luz e Paz"
8

Independência ? Tô morto !!

Tobias Farias 10 setembro 2009 , , ,
Escrito por: Tobias Farias"

Quando o Brasil para em recordação e exaltação à sua Independência, venho questionar a realidade em que vivemos.

Não é segredo para muitos que o Brasil tornou-se independente diante do Reino de Portugal, tornando-se dependente da Inglaterra por meio de um empréstimo de 20.000 libras esterlinas, criando aí nossa dependência histórica dos fundos monetários internacionais.

Vivemos uma ditadura militar que castrou a liberdade do povo brasileiro, mas enganam-se aqueles que creditam isto ao próprio povo na figura dos militares. Também não é difícil perceber a influência americana neste momento de nossa história ( "América para os americanos" ).

Mas o povo, mesmo não tendo a liberdade, tinha a vontade e o empenho de mais uma vez sair em defesa da sua independência, como 'filhos que não fugiram à luta'.
A ditadura não sustentou-se naquele cenário, o povo conquista de volta sua liberdade, a democracia torna-se meta para ser conquistada e mantida para o futuro da nação.

E os que lutaram por isso, hoje estão no poder, provando que a democracia está só no papel e que a população É, e se assim continuar, Será, dependente de esmolas, de conhecimentos alheios, do que a mídia noticia ( e como noticia ).

Nos enquadramos num cenário de constante dependência do mundo que nos cerca, prova disto é a interdependência mundial que ficou nítida com a Crise Americana. Somos um país que precisa forjar números de sua educação, ou até desqualificá-la para conseguirmos regalias internacionais. Somos um país que prefere depender de tecnologias alheias à incentivar nossos capazes estudantes e cientistas à trabalharem no Brasil e pelo Brasil. Somos um país que reelege um presidente que sofreu impeachement , que no atual momento , em suas ruas posso escutar com dor na alma alguns questionarem :
" Quem é Sarney ?! "
.

Enquanto houverem representantes que nada representam, enquanto 1 for mais poderoso que 1.000.000, enquanto a população for guiada pela vontade da mídia, enquanto o significado de CIDADANIA não for conhecido e efetivamente exercido pelos brasileiros, não, Não seremos uma Nação Independente !


Luz e Paz"
 
Copyright 2010 Limã☼ Analógic☼